carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Acesso do Associado:   
 

Ainda não é associado?

Venha fazer parte da Assisefe!

Clique aqui!
A - A +

Margem consignada para empréstimo pode ser solicitada até pelo celular

history quinta-feira, 23 de janeiro de 2020     folder Notícias

 

Os servidores ativos, aposentados e pensionistas do Senado já podem emitir sua margem consignada para empréstimo sem sair de casa. Por meio da Central de Serviços Administrativos, na Intranet, esse e outros serviços podem ser realizados a qualquer tempo, de qualquer smartphonetablet ou computador. O caminho é fácil e, com apenas alguns cliques, é possível acessar a margem consignada de forma rápida, autônoma e segura.

O primeiro passo é acessar a Central de Serviços Administrativos. Quem estiver fora do Senado deve, primeiro, acessar o site da Casa, por meio do endereço www.senado.leg.br. Em seguida, rolar a barra lateral direita até o final da página e clicar no link da Intranet, ao lado do ícone de um cadeado. O servidor precisa, então, digitar seu login e a senha da rede. Na Intranet, clicar em Central de Serviços Administrativos no menu lateral esquerdo se o acesso for pelo computador.

Caso o usuário esteja usando o celular, o menu com o ícone da Central de Serviços Administrativos está disposto na horizontal na parte inferior da página.

Depois, é preciso clicar em “Pessoal”, na sequência, em “Pagamentos” e, finalmente, em “Margem Consignável”. Ao escolher o ícone da margem consignável, o servidor vai visualizar os valores disponíveis que ele pode requisitar para o empréstimo e visualizar os bancos conveniados ao Senado. Feito isso, ele pode escolher a opção “Imprimir” ou “Salvar PDF” e apresentar o documento na instituição financeira de sua preferência para contratar o empréstimo.

Para saber mais sobre esse e outros serviços, o Serviço de Atendimento ao Usuário (Seatus), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), elaborou um passo a passo de acesso à Central de Serviços Administrativos que pode ser acessado aqui.

Comodidade e segurança

De acordo com Dayane Brito, do Seatus, há grande procura por parte dos aposentados e pensionistas que vêm ao Senado para esse tipo de solicitação. Segundo ela, o processo pode ser mais cômodo e prático se o interessado acessar, em sua casa, os serviços administrativos que já estão na Intranet. Muitos aposentados e pensionistas, afirma Dayane, comparecem pessoalmente ao Seatus porque consideram mais confiável adquirir cópia física dos documentos físicos. No entanto, nem sempre essa é a forma mais segura, recomenda.

— Muitos deles vêm pessoalmente e saem daqui com uma papelada nas mãos, mas já encontramos, muitas vezes, pastas com a margem consignada, procuração e contracheques assinados perdidos pelos corredores.

Conforme o diretor da SEGP, Gustavo Ponce, para evitar esse tipo de situação e proporcionar mais comodidade aos usuários, especialmente aos inativos e pensionistas, a Secretaria tem trabalhando muito, ao longo dos anos, para aumentar os serviços oferecidos no portal na Intranet. A iniciativa, diz, além de cômoda reduz as fraudes e aumenta a segurança.

— A emissão remota da margem consignável pela Intranet é mais confiável e não tem nenhum risco de segurança, porque, se o usuário tem a sua senha e o seu cadastro no sistema, nós podemos acompanhar toda a movimentação. Assim, o aposentado ou pensionista tem toda segurança para solicitar seus documentos, ir direto ao banco, resolver sua vida financeira e adquirir seu empréstimo, sem precisar se deslocar ao Senado — afirma.

A SEGP também considera que, quando o servidor deixa de vir ao Senado para obter cópia física da margem consignável, reduz-se o consumo de papel, o que colabora para um ambiente ecologicamente sustentável, uma das Diretrizes Estratégicas do Senado.

Cautela

O empréstimo consignado não pode ultrapassar 35% dos rendimentos do servidor, segundo a Lei 8.112/90, que instituiu o benefício. Porém, desse montante, somente 30% são destinados a empréstimos. Os outros 5% devem ser usados por meio do cartão de crédito consignado.

Segundo Tiago Fernandes, gestor da Coordenação de Pagamento de Pessoal, o Senado estabeleceu como limite o percentual de juros mensal de até 1,6% ao mês para empréstimos consignados em folha de pagamento. No entanto, ele recomenda aos aposentados e pensionistas que observem bem os valores disponíveis em sua margem, antes de contratar o serviço, para um uso consciente e responsável do crédito.

Tiago esclarece também que, uma vez contratado o empréstimo, o valor espelhado na margem consignável dos servidores e pensionistas reduz no valor da parcela até o desconto da última prestação.