Tecnologia de USP e UFSCar busca evitar queda de idosos

As quedas em idosos são consideradas um problema de saúde pública devido à gravidade das lesões que podem gerar. Diversos métodos existem para auxiliar cuidadores e médicos na prevenção a esses acontecimentos, mas eles costumam limitar a liberdade dos idosos. Por isso, pesquisa realizada pela parceria entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo e o Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tenta resolver a questão de outra forma e teve seu projeto premiado com uma bolsa de estudos financiada pela Google, com duração de um ano.

Com a utilização de um acelerômetro, a pesquisa pretende detectar tendências que podem levar idosos a quedas em um futuro próximo. Realizada pela mestranda de Gerontologia da UFSCar, Patrícia Bet, a pesquisa é orientada pelo professor Moacir Ponti, do ICMC, e também conta com apoio da professora Paula Costa Castro, da UFSCar.

Segundo Ponti, pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no ICMC, o diferencial do projeto é a previsão das quedas. “Já existem soluções, inclusive comerciais, que detectam a queda depois que ela aconteceu, ou no momento em que ela acontece. Na nossa pesquisa, já conseguimos identificar se a pessoa tem um histórico de quedas recentes. Agora, nós queremos detectar se a pessoa vai cair no futuro”.

Os pesquisadores precisam, agora, de tempo para acompanhar os voluntários e analisar os resultados. “Nós vamos ligar de três em três meses para saber se os idosos caíram e, no final, vamos saber quem caiu em cada período desse tempo. Supondo que uma parte dos participantes venha a cair, nós vamos comparar os dados deles com os dos que não caíram”.

Fonte: Jornal da USP

Arquivado em: Bem-estar

Sobre o autor:

RSSComentários (0)

URL

Deixe uma resposta

javaversion1
Warning: passthru() [function.passthru]: Cannot execute a blank command in /home/storage/b/51/e2/assisefe/public_html/wp-content/themes/SmoothBasic/footer.php on line 3