Próprio servidor pode solicitar uma nova senha de acesso ao Ergon, diretamente na intranet

Desde o ano passado, o próprio usuário – servidor ativo e inativo do Senado – pode solicitar uma nova senha de acesso ao Ergon. Anteriormente, era necessário que a Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP) enviasse uma demanda ao Prodasen. O mecanismo foi criado a partir de uma parceria entre as duas áreas, SEGP e Secretaria de Tecnologia da Informação.

A opção está disponível na intranet. Para acessá-la, basta selecionar o ícone “Ergon” e clicar em “Esqueceu sua senha”. Em seguida, é preciso digitar CPF e data de nascimento. Por fim, será encaminhada uma mensagem para o e-mail cadastrado no sistema, com um link para redefinição da senha.

A recomendação é de que o usuário não acesse o Ergon antes de finalizar o processo de recuperação de senha, já que, após três tentativas de acesso malsucedidas, o sistema envia um novo link, substituindo o que foi enviado anteriormente.

Alexandre Faria, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, explica que a funcionalidade tem impacto significativo na rotina dos usuários.

— É uma facilidade a mais para o usuário, que pode, a qualquer momento e de maneira simples, solicitar uma nova senha. Antes, esse processo levava muito mais tempo — disse o servidor, lotado no Serviço de Soluções para Área de Recursos Humanos (SESRH).

De acordo com o diretor da Segp, Paulo Meira, a nova ferramenta está ligada aos compromissos com a excelência na prestação de serviços públicos e com a acessibilidade, previstos na Carta de Compromissos do Senado Federal.

— O primeiro deles {com a prestação dos serviços públicos} está ligado às melhores tecnologias de gestão. Já o compromisso com a acessibilidade prevê que toda a comunicação seja planejada de forma que todos os servidores e cidadãos possam ter acesso, com autonomia, aos espaços, serviços e informações produzidos pelo Senado — explicou.

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